sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Para onde nossa profissão está caminhando?

O texto de hoje é muito mais uma reflexão do que um artigo ou coisa do tipo. A questão é: Para onde nossa profissão está caminhando?

Todos os dias escuto de Fisioterapeutas que o hospital X está demitindo todos os profissionais CLT e colocando uma empresa pela qual vai explorar pagando pouco e sem direitos algum. O pior nessa situação é que temos inúmeros problemas nisso.

- O hospital pode tercerizar sim, mas a terceira deverá contratar como CLT, pois quem tem escala, horário de entrada e saída e chefe, tem vínculo empregatício; - Eles na verdade quarterizam o serviço, pagando menos, sem direitos e gerando mais lucros para eles; - O fisioterapeuta precisando entrar no mercado de trabalho, acaba aceitando essas condições; - O serviço desse hospital geralmente é desorganizado e conta com profissionais sem estimulo para desenvilver um bom trabalho; - Alguns fisioterapeutas ainda idolatram esses donos de serviço que os exploram; - A máfia em volta desse setor é enorme, sendo que a maioria deles fazem parte de sindicato e conselho. Eu sinceramente não tenho esperanças que nossa profissão tenha algo a melhorar nos próximos anos, pelo contrário. Eu acredito que seremos cada vez mais descartáveis e explorados por essas pessoas.
Infelizmente essa é minha visão atual da profisssão.

Meu nome é Fernando Acácio Batista e atualmente sou Gestor do Hospital Sancta Maggiore. Eu tenho uma caminhada longa na profissão e já experimentei muitas coisas que me trouxeram experiências para ter essa visão de hoje.

Sou também: - Co- fundador e Professor da Liga da Fisiointensiva, Professor da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Liga da Fisiointensiva, Professor da Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Physiocursos Sorocaba e da Inspirar Borba Gato, Campinas, Sorocaba e Bauru. Tenho Título de Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto pelo COFFITO / ASSOBRAFIR, Especialização em Fisioterapia Respiratória pela ISCMSP, Especialização em Fisioterapia em UTI pelo HFMUSP, Mestrado em Terapia Intensiva pelo IBRATI. Também fiz especialização em Fisiologia do Exercício e MBA em Acreditação Hospitalar.

http://lattes.cnpq.br/3951715682086759

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Custos com inspirometro de incentivo

Nesse estudo foi demonstrado que o inspirometro de incentivo apesar de não ter sua eficácia comprovada, ela é amplamente utilizada ainda com...