Uma das práticas rotineiras do fisioterapeuta intensivista consiste na medição da pressão do balonete (Cuff). Mas você sabe a pressão ideal do Cuff? E porque dessa pressão? É o que vamos tentar elucidar hoje.
A literatura reporta que a pressão de perfusão capilar na região traqueal gira em torno de 25 a 35 mmhg ou entre 20-30 cmH2O. Sendo assim, pressões entre 18 e 23 mmHg, sendo o limite máximo aceitável 25 mmHg são suficientes para obliterar os capilares da mucosa, impedir o micro-gotejamento e vazamento de ar, sendo esta, portanto, considerada a pressão ideal e contribuindo para a redução do risco de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV). Alguns estudos elucidam a necessidade de monitorar a pressão do balonete ao menos 3x ao dia.
As lesões causadas pelo balonete são decorrentes de pressão excessiva e contínua sobre a mucosa traqueal, as quais decorrem em dilatação e fraqueza culminando com outros tipos de lesões, como, por exemplo úlceras, edema, estenose de traqueia, isquemia, condrites estenosantes, hemorragia, fístula traqueoesofágica, equimoses lesões no pericôndrio da cricoide. Essas lesões dependem da pressão do balonete, área de contato direto com a traqueia e tempo da intubação, e a má perfusão decorre de falta de hidratação,baixa imunidade e hipotensão. Portanto, a monitorização adequada, bem como, o treinamento de toda a equipe de intensivistas faz-se de extrema importância.
Quer transformar mmHg em CmH20 basta multiplicar por 1,36
Referências
Até a próxima...
Letícia Rocha
Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Newton Paiva (BH/MG)
Especialização em MBA em Marketing e Vendas com ênfase em Neuromarketing (SP)
Especialização em Fisioterapia Intensiva pela Physiocursos-Sobrati
Pioneira Mundial em estudo sobre Terapia de Contenção e indução do movimento em crianças com Paralisia Braquial
Primeira Fisioterapeuta no Mercosul a publicar sobre Criolipólise para a Associação Brasileira de Medicina Estética
Consultora em Laserterapia e Criolipólise
Palestrante convidada em Meetings e Workshops de empresas e Centros Universitários
Nenhum comentário:
Postar um comentário