domingo, 17 de dezembro de 2023

Delirium

Quando falamos em delirium em pacientes internados em unidade de terapia intensiva, devemos ter em mente que ele é multifatorial e sua instalação pode se relacionar com maior tempo de internação na uti e até a aumento na taxa de mortalidade. 

Não é incomum encontrarmos como tratamento de tal ocorrência o uso de sedativos que poderá ajudar na manejo ou até piorar o estado de delirium dos pacientes, porém como foi dito ele é multifatorial e muitas vezes o uso de sedativos se faz necessário.

O mais interessante é que dentro de uma revisão sobre delirium, à mobilização precoce e progressiva trás alguns resultados referente a melhora deste delirium. Assim dois estudos de mobilização precoce avaliaram pacientes com delírio para examinar a relação entre mobilidade precoce / reabilitação física com tal alteração.

Um dos estudos que foi randomizado de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de forma precoce demonstrou que estes pacientes tinham metade do número de delirium quando comparado com o grupo que recebi cuidados habituais. Outro estudo do Johns Hopkins demostrou o mesmo beneficio quando comparado a pacientes que utilizavam sedação profunda.

Além de que sabemos que pacientes que são submetidos a mobilização precoce e que utilizam menores níveis de sedação evoluem com menor tempo de ventilação mecânica, menor tempo de internação em UTI e hospitalar, além de ganho de funcionalidade e força muscular. Assim a mobilização precoce na UTI vem demonstrando enormes benefícios para determinados grupos de pacientes que necessitem de abordagens cada vez mais precoce e ativa.

Portanto é de grande a avaliação diária de pacientes que podem iniciar um protocolo de mobilização precoce com segurança e eficacia. 


https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3508697/pdf/nihms418369.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19446324


O que vocês acham?

Até a próxima...





Fernando Acácio Batista

Professor de Educação Física
Fisioterapeuta Intensivista
Estudante de Nutrição
Gestor do Hospital Sancta Maggiore
Co-fundador e Professor da Liga da Fisiointensiva
Professor da especialização em Fisioterapia Hospitalar da Physiocursos Sorocaba
Professor da Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Inspirar
Especialização em Fisioterapia Respiratória pela ISCMSP
Especialização em Fisioterapia em UTI pelo HFMUSP
Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSSOBRAFIR-COFFITO
Especializado em Fisiologia do Exercício pela UniAmérica
MBA em Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar pela UniAmérica
Mestre em Terapia Intensiva pelo IBRATI


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Custos com inspirometro de incentivo

Nesse estudo foi demonstrado que o inspirometro de incentivo apesar de não ter sua eficácia comprovada, ela é amplamente utilizada ainda com...