terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Ventilação proporcional ou PSV


Os modos proporcionais ventilação de assistência proporcional, (VAP) e ventilação ventilatória ajustada neuralmente, (NAVA) podem melhorar a interação paciente-ventilador e, consequentemente, podem ser eficientes como um modo de desmame.

Foram analisados estudos randomizados de grupo paralelo e crossover que examinaram a eficácia dos modos proporcionais em comparação com PSV em adultos mecanicamente ventilados.

Os desfechos primários foram:

  • Índice de assincronia (AI);
  • Falha no desmame;
  • Duração da ventilação mecânica. 
Dos 15 estudos a ventilação NAVA e PAV obtiveram um menor índice de assincronias (IA) quando comparado com a PSV, além disso houve uma heterogeneidade significativa entre os estudos para IA, especialmente com o NAVA. Em comparação com PSV, o uso de modos proporcionais foi associado a uma redução na falha do desmame (RR 0,44; IC95% 0,26-0,75; p = 0,003; PAV - três estudos) e duração da ventilação mecânica (WMD - 1,78 dias; IC95% - 3,24 a - 0,32; p = 0,017; PAV - três estudos e NAVA - dois estudos). 

A duração reduzida da ventilação mecânica foi encontrada com o PAV, mas não com o NAVA.



Qual a conclusão do estudo: O uso de modos proporcionais foi associado a uma redução na incidência com IA> 10%, falha no desmame e duração da ventilação mecânica, em comparação com o PSV. No entanto, a redução da falha no desmame e a duração da ventilação mecânica foram encontradas apenas com PAV. Devido a uma heterogeneidade significativa entre os estudos e um número insuficiente de estudos, pesquisas adicionais parecem justificadas para melhor compreender o impacto dos modos proporcionais.




Fernando Acácio Batista

Professor de curso livre em Ventilação Mecânica aplicada a doenças
Gestor do Hospital Sancta Maggiore
Co-fundador e Professor da Liga Nacional da Fisiointensiva
Especializado em Fisioterapia Respiratória pela ISCMSP
Especializado em Fisioterapia em UTI pelo HCFMUSP
Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto pela ASSOBRAFIR / COFFITO
Mestre em Terapia Intensiva pela IBRATI

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Custos com inspirometro de incentivo

Nesse estudo foi demonstrado que o inspirometro de incentivo apesar de não ter sua eficácia comprovada, ela é amplamente utilizada ainda com...