Nesta postagem iremos entrar no assunto dos indicadores na Fisioterapia, visto que é sobre isso que falamos em nossas postagens e acredito que o pessoal esteja curioso sobre o assunto. Então vamos iniciar com o tema porta -Fisioterapia.
Podemos definir o Porta-Fisioterapia como o tempo em que o Fisioterapeuta demora para a primeira abordagem do paciente após sua internação, onde podemos classificar como a primeira avaliação da equipe da Fisioterapia.
Qual a importância disso?
A importância é que expressa a eficiência da sua equipe frente a admissão do paciente, pois o mesmo poderá dar entrada em franca IRpA, necessitando de intubação, parada cardio-respiratória, ou abordagens que necessite de terapia de higiêne brônquica, reexpansão pulmonar, entre outras abordagens da Fisioterapia. Assim a admissão mais rápida torna sua equipe mais eficiente e resolutiva perante o processo atual. Este indicador é de extrema importância no serviço, seja no Pronto Socorro, UTI ou Enfermaria.
Mas muitos irão relatar: No meu serviço é rotina admitir todos os pacientes que dão entrada no setor.
Ótimo, isso é importante, mas tabular isso é mais ainda, pois só assim podemos demonstrar o quão eficiente e ligados nos processos nossa equipe se encontra.
Como calcular?
O calculo é extremamente fácil, sendo realizado por uma média de tempo em que a equipe demorou para o primeiro atendimento. Devemos obter uma planilha de controle deste tempo Porta-Fisioterapia, fazemos a soma dele no mês e dividimos pelo número de atendimento.
Exemplo:
- Tivemos na UTI 60 atendimentos em janeiro;
- Somamos todos os Portas Fisioterapia;
- No total deu um tempo de 1350 minutos;
- Dividimos pelo número de atendimentos;
- O resultado será um tempo médio de 22,5 minutos para a admissão.
Dentro desse resultado sabemos que uma admissão mais prolongada pode alterar toda a média, e se você quiser poderá calcular a mediana e a moda também para maiores informações. Mas o que podemos tirar daqui é:
- Será que meu Porta-Fisioterapia está eficiente para meu setor?
Se sim ótimo, mas caso não você poderá traçar estratégias para melhorar está abordagem e descobrir também o motivo da demora.
- Temos Fisioterapeutas suficientes para o setor?
- O Fisioterapeuta consegue atender sua demanda de forma adequada e admitir rapidamente?
- Qual o intuito da instituição?
- Eu preciso ter um porta Fisioterapia rápido?
- Qual o perfil da minha unidade?
Espero ter ajudado com mais está postagem e até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário