Sabemos que os pacientes que são submetidos a ventilação mecânica apresentam perda de força muscular inspiratória, mas será que o treinamento inspiratório após ventilação mecânica poderá proporcionar algum desfecho importante?
Para isso foi realizado um estudo randomizado com avaliador cedo após 48 horas do desmame bem sucedido com 70 participantes, e destes todos tiveram uma duração na ventilação mecânica maior de 7 dias. Eles receberam TMI uma vez por dia por 5 dias na semana, em um total de 2 semanas de treino.
A divisão foi com 34 pacientes que realizavam TMI e 36 no grupo controle, assim o grupo TMI demonstrou um aumento na pressão inspiratória (17%, controle: 6%, diferença média: 11%, p = 0,02). A melhoria na qualidade de vida foi maior no grupo de treinamento (14% vs 2%, diferença média de 12%, p = 0,03). A mortalidade hospitalar foi maior no grupo de treinamento (4 vs 0, 12% vs 0%, p = 0,051).
Nenhuma das mortes estava aparentemente relacionada com o TMI ou complicações respiratórias. E as limitações do estudo foi uma perda de 17% no tamanho da amostra, o dispositivo que não contemplou carga para dois participantes , por ter uma PImáx de valores altos e sem condições de treino com uma carga de 50% e em 16 pacientes utilizaram o valor máximo de carga já no inicio do TMI onde podemos subestimar o potencial efeito do treinamento.
Qual a opinião de vocês???
Nenhum comentário:
Postar um comentário