sábado, 23 de outubro de 2021

Série Assincronia ventilatória - fases do ciclo ventilatório



As assincrônias ventilatórias não são fenômenos raros na prática clínica e muitas vezes é necessário dispor de tempo na frente do ventilador mecânico para realizar ajustes finos. Isso é extremamente importante, pois muitas vezes é mais fácil sedar o paciente correndo o risco aumentar o tempo de VM,  do que realmente corrigir o problema. Além disso,  vale comentar que as assincronias podem estar relacionada com possibilidade de aumento da mortalidade.

O objetivo do blog é criar uma série e discutir as assincronias relacionadas com cada fase do ciclo ventilatório.



Temos 4 fases:

Fase 1: Corresponde ao disparo do ventilador mecânico, ou seja, o esforço que o paciente terá que realizar para vencer o valor pré-regulado da sensibilidade pelo controlador da máquina, para conseguir abrir a válvula inspiratória do VM.

Fase 2: É a fase inspiratória, onde após vencer a primeira etapa que é a fase 1 o ventilador entrega o volume corrente ao paciente. Está fase de entrega de volume corrente é conhecida como fase 2 ou fase inspiratória.

Fase 3: É a fase de transição da inspiração para a expiração chamada de ciclagem. Assim quando o esforço muscular inspiratório do paciente terminar ele inicia uma expiração, portanto temos que adequar o tempo da máquina ao tempo neural do paciente.

Fase 4: É a fase de expiração do paciente quando a válvula expiratória do ventilador está aberta e normalmente o paciente faz uma expiração passiva, porém a casos que isso não ocorre de forma totalmente passiva, por exemplo em broncosespamos.

Aguardem os próximos textos sobre o assunto.


Até a próxima



Fernando Acácio Batista

Fisioterapeuta Intensivista e Gestor do Hospital Sancta Maggiore
Co- fundador e Professor da Liga da Fisiointensiva
Professor da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Liga da Fisiointensiva
Especialização em Fisioterapia Respiratória pela ISCMSP
Especialização em Fisioterapia em UTI pelo HFMUSP
Especislista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto pela Assobrafir-Coffito
Mestre em Terapia Intensiva pelo IBRATI
Instagram: @profernandobatista1

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Custos com inspirometro de incentivo

Nesse estudo foi demonstrado que o inspirometro de incentivo apesar de não ter sua eficácia comprovada, ela é amplamente utilizada ainda com...