O assunto qualidade na Fisioterapia Hospitalar ainda se encontra bem restrito, pois a realidade cultural no nosso país é diferente de outros continentes, visto que aqui temos mais responsabilidades no envolvimento do trabalho, sobrecarregando os profissionais em seu dia a dia e diminuindo muito uma aplicabilidade mais especifica. O que seria qualidade na Fisioterapia Hospitalar? A redução de custo com aumento da funcionalidade dos pacientes? Redução no tempo de VM e internação?
1. Seiri – Senso de Utilização
O primeiro S da metodologia tem como principal intuito estimular o questionamento sobre a necessidade de alguns objetos, materiais e equipamentos da empresa. A ideia aqui é remover aquilo que não é necessário e dar lugar apenas ao que realmente importa para o funcionamento do setor, com isso promovemos uma limpeza no traballho deixando apenas p que realmente é útil. Um exemplo é determinar quais aparelhos e dispositivos podemos deixar em uso e que tragam realmente resultados para nossos pacientes segundo as evidências científicas.
2. Seiton – Senso de Organização
Após eliminar os itens desnecessários em sua empresa, é o momento de organizá-los. Como o seu próprio nome deixa claro, o Senso de Organização serve para posicionar os objetos do ambiente em locais adequados. Para ajudá-lo nisso, você pode fazer uma classificação da frequência de uso de cada item e colocá-lo em um lugar estratégico de acordo com a sua importância. Toda essa organização facilita os movimentos desnecessários e atrasos nas condutas a serem tomadas pelos colaboradores, com isso otimizando a assinstência rápida e eficiente.
3. Seiso – Senso de Limpeza
Com tudo organizado e em seu devido lugar, é hora de focar na limpeza. O Senso de Limpeza possui o intuito de estimular a manutenção da higiene do espaço. O local de trabalho sujo pode desmotivar os colaboradores, promover problemas de saúde e aumentar as chances de falhas em equipamentos, além de não estar conforme as normas da SCIH e Vigilância Sanitária, portanto todos os dispositivos devem estar limpos e com datas.
4. Seiketsu – Senso de Padronização
A etapa do Senso de Padronização tem o objetivo de transformar processos e atitudes benéficas ao trabalho em padrões da empresa. Inclusive, a ideia é que esse princípio auxilie a manter os outros 4S em utilização. Logo teremos ou devemos ter um fluxo de todos os nossos processo a serem realizados ou no caso DOPs.
5. Shitsuke – Senso de Disciplina
Nenhum dos princípios anteriores é capaz de se sustentar caso a sua organização não coloque em prática o Senso de Disciplina. O último S é o mais desafiador de todos, mas é essencial para que os outros princípios e práticas de qualidade sejam implementadas e bem utilizadas. Para isso, é preciso que tanto os gerentes quanto os colaboradores entendam a importância da metodologia 5S e se esforcem para implementar as práticas.
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