sábado, 20 de janeiro de 2024

Ciclo PDCA



O ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, teve seu inicio no Japão após a guerra e tem por princípio tornar mais  claros os processos que estão envolvidos na execução da gestão. Ele é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deverá ser utilizado em qualquer empresa para garantir o sucesso nos negócios.



O ciclo apresenta alguns passos:

  • Plan (Planejamento): Estabelecemos missão, visão, metas, procedimentos e processos necessários para a obtenção dos resultados;
  • Do (Execução): Realizar e executar as atividades necessárias;
  • Check (Verificação): Monitorar e avaliar os resultados, avaliar os processos e resultados sempre confrontando-os com o planejado, com os objetivos desejado.
  • Act (Ação): Agir de acordo com o verificado nos relatórios e avaliações, sempre determinando novos planos de ação, para melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, corrigindo falhas.

Passos:

Planejar: Devemos aqui estabelecer planos com base nas diretrizes da empresa e pensar nos seguintes pontos que são: Estabelecer os objetivos sobre os itens de controle, estabelecer o caminho para serem atingidos e decidir os métodos a serem usados para o sucesso.

Quais as mestas que podemos estabelecer
  • Metas para manter: Admitir os pacientes sempre no períodos de no máximo 01 horas por exemplo. E a chamamos de meta padrão. Assim para atingirmos essa meta poderemos obter o (POP) Procedimento Operacional Padrão.
  • Metas para melhorar: Podemos usar nesta meta por exemplo reduzir o tempo Porta-mobilização dos pacientes para 6 horas, assim otimizando a mobilização precoce dos pacientes pós cirúrgicos, para otimizar a alta.
Executar o plano: Neste passo podemos abordar de três pontos importantes.
  • Treinar no trabalho o método a ser empregado, executar o método e coletar os dados para verificação do processo.
Verificar os resultados: Devemos verificar o processo e avaliar os resultados que foram obtidos, além de verificar se o trabalho está sendo realizado de acordo com o padrão, analisar se os valores planejados variaram e comparar com o resultado padrão.

Fazer ações corretivas: Devemos tomar ações baseadas nos resultados do passo Executar, onde caso o trabalho se desvie do padrão, deveremos tomar ações para corrigir. Investigar causas e tomar as decisões para prevenir e corrigir.


A melhoria continua ocorre quanto mais vezes for executado o Ciclo PDCA, assim otimizando processos possibilitando a redução de custos e o aumento da produtividade. Outro ponto interessante é utilizar de ferramentas para comprovação na redução de custos, onde teremos o custo mensal dos recursos humanos X custos sobre gastos de materiais X lucros que a equipe coloca para a instituição.







Fernando Acácio Batista

Fisioterapeuta Intensivista Gestor do Hospital Sancta Maggiore
Fisioterapeuta Emergêncista (ERWS)
Co- fundador e Professor da Liga da Fisiointensiva
Professor da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Liga da Fisiointensiva
Professor do Aperfeiçoamento teórico da Liga da Fisiointensiva
Especializando em MBA em Gestão em Serviços de Saúde
Especialização em Fisioterapia Respiratória pela ISCMSP
Especialização em Fisioterapia em UTI pelo HFMUSP
Mestre em Terapia Intensiva pelo IBRATI

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Custos com inspirometro de incentivo

Nesse estudo foi demonstrado que o inspirometro de incentivo apesar de não ter sua eficácia comprovada, ela é amplamente utilizada ainda com...