domingo, 13 de fevereiro de 2022

VNI em pacientes com AVCI



O estudo sobre Segurança e tolerância no uso de VNI no modo Bipap em pacientes com acidente vascular encefálico agudo teve como objetivo, estudar pacientes admitidos dentro das 48 horas do sintoma. Os critérios de inclusão eram pacientes adultos com mais de 19 anos de idade com acidente vascular encefálico isquêmico ou ataque isquêmico transitório confirmadas com janelas temporais, além de doppler transcrâniano.


Os pacientes foram classificados com base nos critérios etiopatogéneticos, além dos déficit neurológicos serem classificados pela clássica NIHSS. Também foram avaliados em relação a apnéia do sono por Médicos pela Epworth score. Contudo os pacientes que foram considerados para uso de VNI era monitorizados com oximetria de pulso e as pressões era as seguintes: 
  • Pressão das vias aéreas inspiratória de 10 cmH2O e pressão positiva expiratória de 5 cmH2O em combinação de 40% de fração de oxigênio inspirada. Porém a pressão positiva nas vias aéreas foi titulada para assegurar um volume corrente entre 5 e 7 mL / kg. 

O escore de NIHSS na alta hospitalar era registrado para comparar a melhora neurológica durante a hospitalização e as causas de morte de todos os pacientes foram documentadas em todos os casos.




Como resultado em um total de 356 pacientes avaliados tivemos a mediana do escore NIHSS de 5 pontos, com um intervalo interquartil (IQR) de 2 a 13

Quase um quinto dos pacientes receberam VNI (n64; 18%) e as características basais nos pacientes que receberam VNI e na população remanescente do estudo são mostradas ao na tabela ao lado. 

O sexo masculino, fibrilação atrial e SAOS foram mais prevalentes em pacientes que receberam VNI. A gravidade inicial do AVC foi maior nos pacientes com VNI também (pontuação NIHSS mediana, 12 pontos, IQR, 6 -17) em relação ao restante (mediana da pontuação NIHSS, 4 pontos, IQR, 2-12; P <0,001 pelo teste U de Mann-Whitney )




Além disso o grupo VNI apresentou maior taxa de oclusões arteriais proximais (88% versus 64%, P <0,001). Os pacientes tratados com VNI tenderam a receber mais freqüentemente trombólise intravenosa (28%) em relação ao restante .

Os eventos em pacientes tratados com VNI foram fatais e entre os eventos adversos, na opinião dos pesquisadores, foram sérios e podem ter contribuído para desfechos desfavoráveis que ​​ocorreram em 7% (95% IC, 2% -16%).

A mortalidade hospitalar global foi de 8% (n30) e a taxa de mortalidade intra-hospitalar foi de 13% nos doentes tratados com VNI contra 8% nos restantes doentes. Entre os sobreviventes de AVC, melhora neurológica durante a hospitalização tendiam a ser maiores no grupo VNI em comparação com o grupo controle. 


Observação: Para o tamanho do efeito dado (redução absoluta de 6% na mortalidade intra-hospitalar), seria necessário um tamanho de amostra de 1120 pacientes (560 pacientes por grupo para testar a hipótese de se o tratamento com VNI em pacientes com isquemia cerebral aguda diminui a mortalidade intra-hospitalar com um poder de 80,4%.


Os autores concluíram que a VNI em pacientes com isquemia cerebral aguda pode ser tolerada na maioria dos pacientes.. Contudo outras investigações de forma prospectiva e randomizada devem ser realizadas para mostra a diminuição da mortalidade neste grupo de pacientes.

O que acham sobre a aplicação de VNI em pacintes com acidente vascular encefálico agudo???





Até a próxima...


Fernando Acácio Batista

Fisioterapeuta Intensivista gestor do Hospital Sancta Maggiore
Fisioterapeuta Emergêncista (ERWS)
Co- fundador e Professor da Liga da Fisiointensiva
Professor da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Liga da Fisiointensiva
Professor do Aperfeiçoamento teórico da Liga da Fisiointensiva
Especialização em Fisioterapia Respiratória pela ISCMSP
Especialização em Fisioterapia em UTI pelo HFMUSP
Mestrando em Terapia Intensiva pelo IBRATI







Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Meu Paciente está com uma infecção multirresistente e agora

https://fernandoabatista34.wixsite.com/website _________________________________________________________________________________ ...