quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Redução de custos na Fisioterapia

Redução de custos na Fisioterapia

Hoje o assunto no meio hospitalar sempre está relacionado com a redução dos custos, e obviamente que a profissão de Fisioterapia estará dentro deste escopo. Muitos relatam e falam por aí que o foco para reduzir custos na Fisioterapia Hospitalar está envolvido com a mobilização precoce e com a retirada prematura do paciente do leito, levando a melhora da capacidade funcional e com isso reduzindo tempo de ventilação mecânica e tempo de internação na UTI e Hospital.

Só que o assunto é muito mais complexo que só essa variável, e eu sei que isso pode gerar desconforto em alguns profissionais que acreditam que só a mobilização poderá nos salvar. Só que aqui eu deixo algumas reflexões importantes para tomada de decisões dentro do nosso setor:

- Qual o tipo de contratação da equipe? CLT? Se sim envolve salário e impostos. Qual o custo total da sua equipe mensal e anual?
- Qual  tipo do seu serviço? Atende o próprio convênio? Atende vários convênios e recebe por códigos lançados? Qual a porcentagem média de glosas? Recebe por pacote de atendimento por X dias de internação?
- Quanto você gasta mensalmente de materiais para o trabalho da equipe? Esse material é cobrado do convênio? Ou se atende convênio próprio como reduz custo? Autoclave ou materiais descartáveis?
- Seus indicadores estão relacionados com custos, ou seja, você sabe quanto economiza por dia a menos de internação? E seu setor realmente influência nesse tempo de internação?
- Tem redução de reinternações?
- Etc, etc, etc...

Percebe o quanto é complexo o sistema hospitalar e como a Fisioterapia poderá ou não contribuir com isso a depender do tipo de serviço e como monitoramos nossos indicadores?

Como relacionar tudo isso com nossa profissão? Usar apenas indicadores? Realizar pesquisas operacionais? Melhorar fluxos e processos? Enfim, precisamos repensar em tudo isso e assim adequar nosso serviço para não perdermos espaço. Nós sabemos da importância da Fisioterapia Hospitalar, porém não podemos esquecer que o hospital é uma empresa e necessita de ganhos.



Fernando Acácio Batista 
Fisioterapeuta Intensivista 
 Gestor do Hospital Sancta Maggiore 
Co- fundador e Professor da Liga da Fisiointensiva 
Professor da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Liga da Fisiointensiva 
Título de Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto pelo COFFITO / ASSOBRAFIR
Especialista em Fisiologia do Exercício pela UniAMérica
MBA em Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar
 Especialização em Fisioterapia Respiratória pela ISCMSP 
Especialização em Fisioterapia em UTI pelo HFMUSP 
Mestre em Terapia Intensiva pelo IBRATI http://lattes.cnpq.br/3951715682086759

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Custos com inspirometro de incentivo

Nesse estudo foi demonstrado que o inspirometro de incentivo apesar de não ter sua eficácia comprovada, ela é amplamente utilizada ainda com...