segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Auditoria em Saúde

Olá, meu nome é Fernando Acácio Batista e eu sou Fisioterapeuta especialista em fisioterapia em terapia intensiva adulto, além disso sou professor de ventilação mecânica tema que adoro e leciono em algumas especializações. Venho aqui deixar disponível para quem tenha interesse meu curso e e-book.

Cursos de atualizações em VM: https://fernandoabatista34.wixsite.com/website
_____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Hoje iremos falar de auditoria que no sentido mais amplo poderá ser definida como uma atividade de controle e qualidade de uma organização, onde iremos realizar a verificação de relatórios e registros para a objetivação de um foco, que pode ser em atividades financeiras, administrativas ou na qualidade do serviço prestado. 

Dentro deste processo pode ser utilizado a observação, medição, ensaio ou alguma outra técnica para verificação dos dados. Sua finalidade é garantir a qualidade da assistência em saúde prestada e o respeito as normas técnicas, éticas e administrativas previamente estabelecida. Ainda dentro da auditoria em saúde temos que observar as equipes de auditoria interna e externa como uma área empresarial como outra qualquer.

  • A auditoria interna será realizada por auditores da organização com um caráter mais operacional e preventivo das perdas e glosas de contas por exemplo, além de um controle gerencial com medições e avaliação da eficiência e eficácia de outros controles. Ela poderá subsidiar a administrador com alguns dados relativos a atividade do hospital;
  • A auditoria externa é realizada por auditores que não fazem parte da organização e que irão recolher dados por ocasião de uma visita agendada.
Além do mais estas visitas podem ser regular em caráter de rotina para avaliação da qualidade, da produtividade e dos custos de tal atividade ou serviço ou poderá ser extraordinária para averiguar um denúncia ou irregularidade em alguma atividade específica.

De forma reduzida a auditoria tem um função primordial na análise de processos, glosas, qualidade, revisa de prontuários e até em custos hospitalares e é muito comum encontramos Médicos ou Enfermeiros auditores. Portanto a Fisioterapia também deve passar por auditoria e se enquadrar dentro das normas organizacionais. Além do mais um auditor deve ter alguns princípios:
  • Autonomia;
  • Independência;
  • Soberania;
  • Imparcialidade;
  • Conhecimento técnico;
  • Capacidade profissional;
  • Atualização;
  • Zelo;
  • Ética;
  • Sigilo.
Ao entrarmos em conhecimento técnico que abrange uma grande gama de assuntos, deixo a pergunta:
  1. Será que a Fisioterapia deveria ter auditoria?
  2. Qual seria o impacto disso nos custos hospitalares?
  3. Qual o impacto na qualidade?
  4. Isso seria viável financeiramente?



- BRASIL. Lei Orgânica da Saúde, nº 80080/90 – Art. 4. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/legis/leis/8080_90.htm.
- COMISSÃO SOBRE GOVERNANÇA GLOBAL. Nossa Comunidade Global. O Relatório da Comissão sobre Governança Global. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.
- DINIZ, E. "Governabilidade, Democracia e Reforma do Estado: Os Desafios da Construção de uma Nova Ordem no Brasil dos Anos 90". In: DADOS – Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, 1995:38(3), p. 385-415.
- KURCGANT, P. Administração em enfermagem. São Paulo: EPU, 1991.



Fernando Acácio Batista

Professor de Educação Física
Fisioterapeuta Intensivista
Estudante de Nutrição
Gestor do Hospital Sancta Maggiore
Co-fundador e Professor da Liga da Fisiointensiva
Professor da especialização em Fisioterapia Hospitalar da Physiocursos Sorocaba
Professor da Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Inspirar
Especialização em Fisioterapia Respiratória pela ISCMSP
Especialização em Fisioterapia em UTI pelo HFMUSP
Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSSOBRAFIR-COFFITO
Especializado em Fisiologia do Exercício pela UniAmérica
MBA em Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar pela UniAmérica
Mestre em Terapia Intensiva pelo IBRATI


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Custos com inspirometro de incentivo

Nesse estudo foi demonstrado que o inspirometro de incentivo apesar de não ter sua eficácia comprovada, ela é amplamente utilizada ainda com...