sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Auto Peep

Olá, meu nome é Fernando Acácio Batista e eu sou Fisioterapeuta especialista em fisioterapia em terapia intensiva adulto, além disso sou professor de ventilação mecânica tema que adoro e leciono em algumas especializações. Venho aqui deixar disponível para quem tenha interesse meu curso e e-book.

Cursos de atualizações em VM: https://fernandoabatista34.wixsite.com/website
_____________________________________________________________________________


_________________________________________________________________________________
VAMOS AO TEXTO

Quando nossos pacientes fazem uso de ventilação mecânica por pressão positiva, poderemos encontrar alguns casos onde a pressão alveolar permanecerá positiva mesmo em pacientes onde a Peep não é aplicada intencionalmente, isso chamamos de auto peep, ou seja o aprisionamento de ar alveolar que podemos ter representado com uma pausa expiratória. Este fenômeno poderá levar a um aumento importante da pressão intratorácica reduzindo gravemente o débito cardíaco, também elevar a pressão expiratória final na artéria pulmonar. Em pacientes com DPOC por exemplo, estes efeitos poderão ser exacerbados, pois é comum ocorrer uma compressão dinâmica das vias aéreas nestes pacientes por perda de tração radial.

Este fenômeno poderá levar o paciente a uma instabilidade hemodinâmica, onde o Médico realizará uma terapia agressiva de reposição volêmica e uso de drogas vasoativas desnecessária, e por algumas vezes levar o paciente até a óbito a depender da gravidade do caso. A sua identificação é simples e basta uma pausa expiratória com oclusão da válvula exp do ventilador, assim conseguindo aferir a quantidade de pressão que mantemos dentro deste pulmão após a expiração.


Na figura podemos verificar um paciente normal e com obstrução, onde temos a compressão dinâmica das vias aérea na expiração por conta da perda de tração radial e deslocamento de ponto de igual pressão, onde a pressão no alvéolo é muito maior que nas vias aéreas, assim quando identificamos está alteração devemos realizar o tratamento. Este tratamento nada mais é a adição de peep para contra balancear a auto peep e assim reduzir ou prevenir o colapso dinâmico das vias aéreas, promovendo a expiração do volume corrente previamente inspirado.


E vocês, consegue identificar no seu dia a dia a auto peep?

Comentem...


https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7046541


Conheçam meus cursos: Fisio class: 
http://bit.ly/2vodRcgvmasma
http://bit.ly/2Hthe7uevidencias



Fernando Acácio Batista

Professor de Educação Física
Fisioterapeuta Intensivista
Estudante de Nutrição
Gestor do Hospital Sancta Maggiore
Co-fundador e Professor da Liga da Fisiointensiva
Professor da especialização em Fisioterapia Hospitalar da Physiocursos Sorocaba
Professor da Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Inspirar
Especialização em Fisioterapia Respiratória pela ISCMSP
Especialização em Fisioterapia em UTI pelo HFMUSP
Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSSOBRAFIR-COFFITO
Especializado em Fisiologia do Exercício pela UniAmérica
MBA em Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar pela UniAmérica
Mestre em Terapia Intensiva pelo IBRATI

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Custos com inspirometro de incentivo

Nesse estudo foi demonstrado que o inspirometro de incentivo apesar de não ter sua eficácia comprovada, ela é amplamente utilizada ainda com...