Olá, meu nome é Fernando Acácio Batista e eu sou Fisioterapeuta especialista em fisioterapia em terapia intensiva adulto, além disso sou professor de ventilação mecânica tema que adoro e leciono em algumas especializações. Venho aqui deixar disponível para quem tenha interesse meu curso e e-book.
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Outro ponto importante dos serviços de saúde é atender com a melhor qualidade possível, levando a satisfação ao seu usuário e para isso devemos atender à um conjunto de requisitos e padrões criados para nortear nossas metas institucionais para uma melhor segurança e excelência. Com isso podemos dizer que o conceito de qualidade em saúde é um conjunto de características para superar as necessidades e expectativas dos cliente e dos prestadores de serviços.
Para avaliarmos a qualidade em saúde devemos pensar em:
- Estrutura: Aqui estamos falando da área física e dos equipamentos da organização, além claro da qualificação da equipe, seus recursos financeiros, logísticos e todo seu aparato para o melhor funcionamento;
- Processo: Aqui falamos das atividades administrativas, seus fluxos, aderências aos protocolos e relações éticas dos profissionais com os usuários, e claro a relação ética entre os empregados e hierarquias;
- Resultados: Aqui estão relacionados os resultados perante os serviços prestados ou a qualquer mudança ou elaboração de novos produtos e serviços, porém sempre mantendo a satisfação do cliente.
Para que todo esse processo fique alinhado e ocorra dentro dos objetivos estabelecidos devemos ter em mente a efetividade, eficiência, equidade, aceitabilidade, acessibilidade e qualidade de todos os profissionais que estarão dentro da instituição e prestarão serviços aos usuários por 24 horas. Estes conceitos são extremamente importantes quando falamos de qualidade em serviços, assim os podemos definir como:
- Eficácia: é a capacidade do cuidado oferecido alcançar melhoria na saúde do usuário em condições ideais;
- Efetividade: é a capacidade do cuidado oferecido alcançar a melhoria no estado de saúde quando realizado nas condições da realidade atual do serviço;
- Eficiência: é a capacidade de se obter os melhores resultados com os menores custos;
- Otimização: é a relação de equilíbrio entre os benefícios produzidos pelo cuidado e seus custos;
- Aceitação: é a relação entre o profissional e o usuário, respeitando às suas preferências, valores, satisfação é aceitação quanto aos efeitos e custos provenientes do cuidado oferecido;
- Legitimidade: é a forma como o cuidado é visto pelos seus usuários e pela comunidade;
- Equidade: Ela reflete o quanto o cuidado respeita os princípios de justiça na sua distribuição.
Perante a todos estes pontos importantes à auditoria tem seu lugar garantido e sua importância relatada, pois com sua aplicação é onde poderemos chegar a um serviço de qualidade e almejar passos importantes para a empresa. Temos visto atualmente um grande gama de reclamações sobre serviços de saúde, onde isso se aumenta ao falar de SUS. Pois hoje os pacientes passaram a ser cliente e exigem muitos mais das empresas que prestam serviço na área da saúde. Desta forma a qualidade e suas varáveis geram grande impacto na credibilidade de tal instituição e sua melhoria nos serviços e nas atividades refletem bom posicionamento no mercado.
Dentro deste conceito temos pontos importante pelo qual a empresa busca na qualidade que são:
- Aumento da produtividade;
- Redução de custos;
- Redução na inspeção;
- Aumento do prestígio da empresa;
- Menor número de reclamações;
- Melhoria na moral dos empregados;
- Maior interesse nas atividades;
- Motivação para melhorar o trabalho;
- Aprimoramento de métodos;
- Otimização do tempo na realização das tarefas;
- Entre outros.
A competitividade aumentou em todos os setores da sociedade, forçando as empresas a estabelecerem parcerias até então impensadas, incorporando os mais eficazes métodos gerenciais, entre eles o Controle Estatístico da Qualidade.
Tipos de programas de qualidade
- Joint Comission of Health Care Organization (JCAHO) define qualidade de assistência hospitalar como "grau segundo o qual os cuidados com a saúde do paciente aumentam a probabilidade de recuperação do mesmo e reduzem a probabilidade de efeitos indesejáveis". Do ponto de vista médico, a expectativa do paciente é, portanto, a recuperação ou a melhora da doença que o aflige;
- CQH (Controle de Qualidade Hospitalar) é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntários, periódicos e reservados, que tende a garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Dentro dele se encontra a ONA.
A maioria das empresas tem adotado programas de qualidade e procurado obter certificações por meio do CQH pelas normas ISO (International Organization for Standardization), ONA (Organização Nacional de Acreditação), JCAHO (Joint Comission of Health Care Organization), e aumentou o número de empresas que têm conquistado essas certificações no Brasil.
Porém será que estas certificações garantem que o serviço tenha qualidade????
Qual a opinião de voçês???
Até a próxima...
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