terça-feira, 26 de setembro de 2023

Qualidade em serviços de auditoria

Olá, meu nome é Fernando Acácio Batista e eu sou Fisioterapeuta especialista em fisioterapia em terapia intensiva adulto, além disso sou professor de ventilação mecânica tema que adoro e leciono em algumas especializações. Venho aqui deixar disponível para quem tenha interesse meu curso e e-book.

Cursos de atualizações em VM: https://fernandoabatista34.wixsite.com/website
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Outro ponto importante dos serviços de saúde é atender com a melhor qualidade possível, levando a satisfação ao seu usuário e para isso devemos atender à um conjunto de requisitos e padrões criados para nortear nossas metas institucionais para uma melhor segurança e excelência. Com isso podemos dizer que o conceito de qualidade em saúde é um conjunto de características para superar as necessidades e expectativas dos cliente e dos prestadores de serviços.



Para avaliarmos a qualidade em saúde devemos pensar em:
  • Estrutura: Aqui estamos falando da área física e dos equipamentos da organização, além claro da qualificação da equipe, seus recursos financeiros, logísticos e todo seu aparato para o melhor funcionamento;
  • Processo: Aqui falamos das atividades administrativas, seus fluxos, aderências aos protocolos e relações éticas dos profissionais com os usuários, e claro a relação ética entre os empregados e hierarquias;
  • Resultados: Aqui estão relacionados os resultados perante os serviços prestados ou a qualquer mudança ou elaboração de novos produtos e serviços, porém sempre mantendo a satisfação do cliente.
Para que todo esse processo fique alinhado e ocorra dentro dos objetivos estabelecidos devemos ter em mente a efetividade, eficiência, equidade, aceitabilidade, acessibilidade e qualidade de todos os profissionais que estarão dentro da instituição e prestarão serviços aos usuários por 24 horas. Estes conceitos são extremamente importantes quando falamos de qualidade em serviços, assim os podemos definir como:
  • Eficácia: é a capacidade do cuidado oferecido alcançar melhoria na saúde do usuário em condições ideais;
  • Efetividade: é a capacidade do cuidado oferecido alcançar a melhoria no estado de saúde quando realizado nas condições da realidade atual do serviço;
  • Eficiência: é a capacidade de se obter os melhores resultados com os menores custos;
  • Otimização: é a relação de equilíbrio entre os benefícios produzidos pelo cuidado e seus custos;
  • Aceitação: é a relação entre o profissional e o usuário, respeitando às suas preferências, valores, satisfação é aceitação quanto aos efeitos e custos provenientes do cuidado oferecido;
  • Legitimidade: é a forma como o cuidado é visto pelos seus usuários e pela comunidade;
  • Equidade: Ela reflete o quanto o cuidado respeita os princípios de justiça na sua distribuição.

Perante a todos estes pontos importantes à auditoria tem seu lugar garantido e sua importância relatada, pois com sua aplicação é onde poderemos chegar a um serviço de qualidade e almejar passos importantes para a empresa. Temos visto atualmente um grande gama de reclamações sobre serviços de saúde, onde isso se aumenta ao falar de SUS. Pois hoje os pacientes passaram a ser cliente e exigem muitos mais das empresas que prestam serviço na área da saúde. Desta forma a qualidade e suas varáveis geram grande impacto na credibilidade de tal instituição e sua melhoria nos serviços e nas atividades refletem bom posicionamento no mercado.

Dentro deste conceito temos pontos importante pelo qual a empresa busca na qualidade que são:
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos;
  • Redução na inspeção;
  • Aumento do prestígio da empresa;
  • Menor número de reclamações;
  • Melhoria na moral dos empregados;
  • Maior interesse nas atividades;
  • Motivação para melhorar o trabalho;
  • Aprimoramento de métodos;
  • Otimização do tempo na realização das tarefas;
  • Entre outros.

A competitividade aumentou em todos os setores da sociedade, forçando as empresas a estabelecerem parcerias até então impensadas, incorporando os mais eficazes métodos gerenciais, entre eles o Controle Estatístico da Qualidade.

Tipos de programas de qualidade
  • Joint Comission of Health Care Organization (JCAHO) define qualidade de assistência hospitalar como "grau segundo o qual os cuidados com a saúde do paciente aumentam a probabilidade de recuperação do mesmo e reduzem a probabilidade de efeitos indesejáveis". Do ponto de vista médico, a expectativa do paciente é, portanto, a recuperação ou a melhora da doença que o aflige;
  • CQH (Controle de Qualidade Hospitalar) é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntários, periódicos e reservados, que tende a garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Dentro dele se encontra a ONA.

A maioria das empresas tem adotado programas de qualidade e procurado obter certificações por meio do CQH pelas normas ISO (International Organization for Standardization), ONA (Organização Nacional de Acreditação), JCAHO (Joint Comission of Health Care Organization), e aumentou o número de empresas que têm conquistado essas certificações no Brasil. 

Porém será que estas certificações garantem que o serviço tenha qualidade????

Qual a opinião de voçês???


Até a próxima...




Fernando Acácio Batista

Professor de Educação Física
Fisioterapeuta Intensivista
Estudante de Nutrição
Gestor do Hospital Sancta Maggiore
Co-fundador e Professor da Liga da Fisiointensiva
Professor da especialização em Fisioterapia Hospitalar da Physiocursos Sorocaba
Professor da Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Inspirar
Especialização em Fisioterapia Respiratória pela ISCMSP
Especialização em Fisioterapia em UTI pelo HFMUSP
Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSSOBRAFIR-COFFITO
Especializado em Fisiologia do Exercício pela UniAmérica
MBA em Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar pela UniAmérica
Mestre em Terapia Intensiva pelo IBRATI

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