Todos nós que trabalhamos em Hospital sempre teremos em mente a reabilitação e ganho de funcionalidade para nossos pacientes, e uma das terapias é a sedestação a beira leito com o objetivo de treinar a musculatura de tronco, reações de balance e treino de funcionalidade nesta postura. Além de que é um ótimo trabalho muscular que leva a aumento de Vo2 e VcO2 em nossos pacientes.
Só que não são todos os pacientes conseguem se manter por muito tempo nesta posição sem a vigilância de algum profissional, e por isso nos falta dispositivos que auxiliem. No passado um grupo de amigos Luiz Antônio Nunes (Fisioterapeuta), Joel Malaquias (Fisioterapeuta) e Gabriela Carmo (Terapeuta Ocupacional), criaram um dispositivo simples a base de canos de PVC, onde poderiam ter um recurso para manter os pacientes mais tempo sentados a beira leito e com um encosto propiciando maior segurança, assim facilitando sua terapia e levando o paciente a treino de funcionalidade.
Este dispositivo existe a muito tempo, mas no ano de 2016 ele foi para a mídia, inclusive para o programa bem estar, e como a mídia é poderosa, apresentamos um grande avanço do dispositivo, onde muitos hospitais começaram a confeccionar o produto.
Um certo dia em uma conversa dentro de uma grupo de profissionais apareceu o nome DASBEL (Dispositivo Auxiliar para Sedestação a Beira Leito), que vem se fortalecendo dentro dos Hospitais pelo seu baixo custo e facilidade na confecção. E quem vem a ganhar com tudo isso são nossos pacientes que necessitam e se beneficiam em ficar mais tempo na posição sentada. O dispositivo é motivo de grande alegria para nossos profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional e todos os dias recebemos mensagens em grupos de pessoas usando o DASBEL.
Mensagem dos criadores
A DASBEL trata-se de um dispositivo de Tecnologia Assistiva (TA), conceituada pelo Comitê de Ajudas Técnicas 2007 como uma área do conhecimento, de característica INTERDISCIPLINAR, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. A TA é composta por categorias muitas vezes com denominações diferenciadas, dependendo da literatura, por exemplo, pelo CAT a DASBEL se enquadraria à área coberta pela Adequação Postural, enquanto que para Cook 2008, esta mesma categoria é denominada por seating (estudos sobre a postura sentada). Estes dispositivos devem ser aprimorado considerando as reais necessidades dos pacientes e que a troca de experiências entre as diferentes áreas de conhecimento contribuem para a melhor adaptação destes dispositivos vincular exclusivamente essas tecnologias a apenas uma área impede o melhor desenvolvimento destas tecnologias.
Tópicos sugeridos:
- Portaria sobre TA;
- Estudos sobre a postura sentada;
- Sistema respiratório;
- Sistema músculo esquelético;
- Estimulação neuro sensorial.
Podemos verificar que o dispositivo é de grande auxilio na terapia de nossos pacientes e o mesmo deve ser usado com indicações precisas para pacientes que necessitam de sedestação a beira leito e estimulação da funcionalidade. Deixo aqui meu parabéns a os criadores por terem iniciado um projeto fantástico e que trás grande benefícios para os pacientes e que merece todo apoio possível de nosso colegas de profissão... Parabéns pelo empenho e carinho pela Fisioterapia.
Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário