sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Processo de acreditação hospitalar



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A acreditação hospitalar e de organizações teve sua origem nos Estados Unidos por volta de década de 40 e, foi estendendo-se para outros países, tais como o Brasil. Seu surgimento veio como uma possibilidade de assegurar clientes e profissionais com o intuito de monitorar a segurança dos serviços de saúde, onde sua prestação deverá partir do princípio da eficiência e excelência.

O processo de acreditação segue um padrão baseado em sua iniciativa em 1919 através do Colégio de Cirurgiões Americano pelo qual adotaram este padrão oficial de certificar os estabelecimentos de saúde, com a aceitação de cinco padrões para a prestação dos cuidados hospitalares.

O sistema Brasileiro de acreditação apresenta uma Portaria  nº 538, de 17 de abril de 2002,co mo a única ferramente de avaliação de qualidade dos hospitais em nosso pais. A acreditação ocorrerá de forma voluntária e passará por avaliações técnicas, periódicas, pelos pares, com base em padrões elaborados por consenso entre especialistas, assim gerando níveis de classificações na qualidade do atendimento prestado. Seu caráter é educativo para melhoria continua dos processos sem finalidade de controle oficial e fiscalização.

Seu conceito envolve uma metodologia para apreciar a qualidade da assistência médico-hospitalar em todos os serviços existentes no hospital com base em variáveis e o nível de acreditação é 1, 2, 3 e a observação ocorrerá em relação a liderança, administração, organização profissional, atenção ao cliente, diagnóstico, apoio técnico, logística e infraestrutura. Obter a acreditação acrescenta para o hospital a credibilidade e competência, além da excelência na prestação de serviços oferecidos.

O hospital poderá escolher como se organizar para obter está acreditação em um dos três níveis:

  • Acreditação Nível 1: Quando o hospital cumpriu a totalidade dos requisitos relacionados à segurança em todas as suas áreas, recebendo o certificado de acreditação;
  • Acreditação Nível 2: Quando além das condições de segurança, apresenta processos organizados, recebendo o certificado de acreditação plena;
  • Acreditação Nível 3: Quando o hospital agrega às exigências dos Níveis 1 e 2 e preenche todos os requisitos relativos à excelência, ao bom desempenho e à gestão e qualidade dos serviços, recebendo o certificado de acreditação com excelência.
Assim os resultados ficariam desta forma:

  • Não acreditado: Por não preencher o atendimento aos padrões e níveis mínimos exigidos;
  • Acreditado: Acreditação no nível 1;
  • Acreditado pleno: Acreditação no nível 2;
  • Acreditado com excelência: Acreditação no nível 3.
Caso o hospital não seja acreditado ele poderá solicitar uma reavaliação dentro do prazo de seis meses a um ano se acharem que estão em condições de atender até este prazo estipulado, porém caso passe deste prazo a nova solicitação será incluída como avaliação inicial e todo o processo deverá ocorrer novamente. Além disso as certificações de "acreditado" e "acreditado pleno" têm prazos de validade de dois anos, quando o hospital deverá submeter-se a um novo processo de avaliação. A certificação de "acreditado com excelência" tem prazo de validade de três anos, devendo em seguida submeter-se a um novo processo de avaliação.

Quais os benefícios de uma acreditação?

Para a instituição irá promover menor geração de conflitos, relações transparentes no trabalho, integração entre os setores, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento profissional, crescimento, segurança, melhora da qualidade, produtividade e reconhecimento. Já para os clientes a qualidade do atendimento é garantida, segurança dos processos, satisfação em relação aos serviços adquiridos, entre outros. Englobando tudo isso teremos qualidade de produtos com custos reduzidos, ausência de erros, satisfação dos clientes, autonomia do trabalhador e menor retrabalho.


  • Paladine E. P. Controle de Qualidade: Uma abordagem abrangente. São Paulo: Atlas, 1990.
  • Levine, D. M. Berenson; M. L. Stephan, D. Estatística: Teoria e Aplicações, usando o Microsoft Excel. Rio de janeiro. LTC, 1998.
  • Manual Brasileiro de acreditação hospitalar. Ministério da Saúde. Departamento de Avaliação de Políticas de Saúde. 2.ed. Brasília.
  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acreditacao_hospitalar.pdf
Até a próxima


Fernando Acácio Batista

Professor de Educação Física
Graduando em Nutrição
Fisioterapeuta Intensivista 
Gestor do Hospital Sancta Maggiore
Co- fundador e Professor da Liga da Fisiointensiva
Professor da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Liga da Fisiointensiva
Professor da Especialização em Fisioterapia Hospitalar da Physiocursos Sorocaba
Especializado em Fisiologia do Exercício pela UniAmérica
MBA em Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar pela UniAmérica
Especialização em Fisioterapia Respiratória pela ISCMSP
Especialização em Fisioterapia em UTI pelo HFMUSP
Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto pela ASSOBRAFIR - COFFITO
Mestrando em Terapia Intensiva pelo IBRATI


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