sábado, 14 de janeiro de 2017

Gestão de pessoas - valores

Quando o assunto é gestão de pessoas e você é um líder de determinada equipe, se faz necessário entender alguns pontos para que sua gestão se torne um sucesso, assim entender valores é uma das várias etapas destes processos.

Podemos dizer que valores são um conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização irá se comportar e interagir com outros.

Assim podemos dividir os valores de uma pessoa em:

  • Instrumentais: Trata-se de valores que mudam durante todo o período de nossas vidas, pois eles são superficiais e os designamos para valores de coisas como por exemplo algum bem material que signifique algo para alguém. Assim com o passar dos anos esses valores tendem a se alterar constantemente, mas também existem pessoas ligadas a materiais, os tendo como seus maiores valores. Assim identificando este perfil em nosso colaborador, podemos propiciar para ele em determinado momento o melhor método de estimulo e o tornar mais próximo de nós durante a sua jornada na empresa.

  • Terminais: Trata-se de valore que você escolhe para a sua vida, como por exemplo um objetivo de se formar em tal profissão, ou de constituir família, ou falando de empresa determinado cargo ou salário a se alcançar. Este tipo de valor tende a não mudar ao longo da vida, pois é algo relacionado com sua busca e muitas vezes atrelado até ao ego. Identificar isso em seu colaborador é importantíssimo, pois um bom líder nunca apaga sue funcionário, pelo contrário, o trás para os processos e o desenvolve para um melhor aproveitamento e aparecimento dentro do ambiente organizacional.
Ao falarmos de valores não podemos deixar de citar as atitudes no trabalho que se dá por uma soma de comportamento, afeto e cognição, fatores estes atrelados ao uma maior ou meno aproveitamento dentro da estrutura organizacional. Estudar o comportamento do colaborador nos trará respostar precisas para entender sua relação com o trabalho e o envolvimento, assim como o afeto pelo qual o mesmo tem pela empresa, pela sua cultura e sua liderança, fechando assim a tríade com a cognição que nos demonstrará a habilidade que o mesmo tem com os desafios do dia a dia.

Portanto mais um vez podemos vivenciar que a gestão de pessoas é muito complexo e não basta ter um cargo de liderança se não temos a habilidade de realizar a mesma.


Até a próxima...

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Fernando Acácio Batista

Fisioterapeuta Intensivista Gestor do Hospital Sancta Maggiore
Fisioterapeuta Emergêncista (ERWS)
Co- fundador e Professor da Liga da Fisiointensiva
Professor da Especialização em Fisioterapia Intensiva da Liga da Fisiointensiva
Professor do Aperfeiçoamento teórico da Liga da Fisiointensiva
Especializando em MBA em Gestão em Serviços de Saúde
Especialização em Fisioterapia Respiratória pela ISCMSP
Especialização em Fisioterapia em UTI pelo HFMUSP
Mestrando em Terapia Intensiva pelo IBRATI



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